Política

Chega ao fim recesso na Câmara de Vereadores de Santa Maria

"

Após 20 dias de recesso, os parlamentares voltam a ocupar o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria a partir das 11h desta terça-feira. Na sessão, o atual presidente Werner Rempel (PPL) deixa o comando da Casa, já que vai concorrer à Assembleia Legislativa. Ele será substituído na presidência pela vereadora Deili Granvile (PTB).

Apesar de ter cinco vereadores disputando a eleição em outubro, o Legislativo deve ter em pauta algumas discussões importantes para a cidade. Entre elas, o da votação do projeto do Plano de Mobilidade Urbana, do Executivo, que ainda não tem data para ser apresentado. Segundo o líder da oposição, Luciano Guerra (PT), o tema merece toda a atenção da população.

_ É o assunto que eu tenho a maior expectativa. Mexe com a vida de toda a cidade _ aponta o parlamentar, falando do projeto que prevê mudanças na gestão do trânsito local.

Infraestrutura deve ser alvo de outras discussões

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também deve ser votada durante o segundo semestre.

Outros assuntos, que ainda não entraram oficialmente na pauta, podem ganhar eco no plenário. Um dos principais é a lei do táxi, aprovada recentemente, deve voltar a ser discutida, aponta o líder governista João Carlos Maciel (PMDB).

_ Temos de ver algumas questões para que ninguém saia prejudicado. Deve ser um assunto que teremos de levantar assim que voltarmos do recesso _ disse Maciel. 

Além do Plano de Mobilidade Urbana, da LDO e da lei dos táxis, parlamentares citam que a questão do cemitério local, e seus problemas, deve ser levada ao plenário. Os buracos nas ruas e a qualidade do asfalto também estão na agenda dos vereadores. A questão do aterro sanitário de Santa Maria, que recebe lixo de outras cidades do Estado, é um dos temas que já é discutido nos corredores do Legislativo. Até o dia 3 de outubro, a Câmara de Vereadores vai funcionar das 7h às 13h, conforme determinação da Mesa Diretora.

Turismo está entre as demandas

Outras demandas que deverão ser avaliadas até o fim do ano incluem projetos do Executivo voltados a área de cultura e turismo, como o da compra de um dos prédios da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, que fica na Vila Belga, e a criação da Associação Santa Maria Turismo (Convention Bureau) em conjunto com outros órgãos públicos e pessoas físicas e jurídicas de direito privado. O projeto visa incentivar o desenvolvimento turístico na cidade e na região e promover o empreendedorismo sustentável do turismo.

Também para esse mês, a Câmara prevê a divulgação dos termos do edital para a realização de concurso, que deve ofertar 11 vagas para jornalistas, advogado, contador, segurança e agente legislativo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Faltando apenas dois meses para o pleito, propaganda ocupa o Calçadão

Próximo

Equipes de cadastradores começaram, na tarde desta segunda-feira, as visitas às casas de Santa Maria

Política